Cientistas afirmam que alterações climáticas podem causar terremotos e erupções vulcânicas

OTTAWA (CP) – As advertências de ondas de calor mais duras, furacões mais fortes e mares ascendentes não conseguem impressionar. Que tal as erupções vulcânicas no Ártico, ou um tsunami na costa de Terra Nova?

A mais recente disciplina científica para entrar na briga sobre o aquecimento global é a geologia.

E as previsões de alguns trimestres são dramáticas – não só a terra tremerá, mas atirará fogo.

Uma série de geólogos dizem que o derretimento glacial devido às mudanças climáticas desencadeia pressões reprimidas na crosta terrestre, causando eventos geológicos extremos como terremotos, tsunamis e erupções vulcânicas.

Um metro cúbico de gelo pesa quase uma tonelada e algumas geleiras têm mais de um quilômetro de espessura. Quando o peso é removido através da fusão, as tensões suprimidas e as tensões da rocha subjacente ganham vida semelhantemente ao sismo:

sismo vulcanico

O geólogo da Universidade de Alberta, Patrick Wu, compara o efeito com o de um polegar pressionado em uma bola de futebol – quando a pressão do polegar é removida, a bola volta à sua forma original.

Como a terra é tão viscosa, o rebote ocorre devagar, e os terremotos que ocasionalmente agitam o Leste do Canadá são atribuídos à recuperação contínua da última era do gelo há mais de 10.000 anos.

O impacto humano acelerará o processo

O derretimento do gelo que abrange a Antártica ou a Groenlândia teria um impacto semelhante, mas o processo seria acelerado devido ao efeito estufa induzido pelo ser humano.

O que acontece é que o peso deste gelo grosso coloca muito estresse na terra, diz Wu. O tipo de peso suprime os terremotos, mas quando você derrete o gelo, os terremotos são disparados, como já observado aqui no conselho climatológico.

Quando um terremoto ocorre sob a água pode causar um tsunami. Wu disse que o derretimento do gelo antártico já está causando terremotos e deslizamentos subterrâneos, embora eles tenham pouca atenção. Ele previu que o aquecimento climático trará “muitos terremotos”.

Quando as geleiras derretem, a água reliquificada faz subir o nível do mar e aumenta o peso no fundo do oceano, o que também pode ter efeito sobre as placas tectônicas de moagem profundas abaixo da superfície.

A crosta terrestre é mais sensível do que alguns pensam. Há casos bem documentados de barragens causando terremotos quando o peso da água atrás de uma barragem preenche um reservatório.

Alan Glazner, um especialista em vulcão da Universidade da Carolina do Norte, disse que ele estava inicialmente incrédulo quando encontrou um vínculo entre o clima e a atividade vulcânica na costa da Califórnia.

Mas então eu fui à biblioteca e fiz algumas pesquisas e descobriu que, em muitos lugares ao redor do mundo, especialmente em todo o Mediterrâneo, eles veem tipos semelhantes de correlações.

Quando você derrete gelo glacial, várias centenas de metros a um quilômetro de espessura você diminuiu a carga na crosta e então diminuiu a pressão segurando as condutas vulcânicas fechadas.

Elas são fissuras, é assim que os magmas chegam à superfície, e onde elas atingiram a superfície, é aí que você consegue um vulcão.

Novo interesse no link de mudança climática

Ninguém afirmou que o tsunami de Natal de 2004 foi desencadeado pelo aumento do nível do mar. Mas esse evento parece ter despertado um novo interesse nos vínculos entre clima e geologia. Em todo o mundo, a evidência está empilhando que as mudanças no clima global podem afetar as frequências de terremotos, erupções vulcânicas e deslizamentos catastróficos do fundo do mar, diz o geólogo britânico Bill McGuire, escrevendo na revista New Scientist.

vulcao entrando em erupção

Não só isso aconteceu várias vezes ao longo da história da Terra, mas a evidência sugere que está acontecendo de novo, diz McGuire, professor de riscos geológicos no University College de Londres.

A Glazner disse que o principal impacto do derretimento glacial é devido ao peso reduzido nos lugares que perdem as geleiras, em vez do aumento do peso no fundo do oceano.

Se você derrete essa geleira e a água corre nos oceanos, essa água é espalhada por toda a superfície do oceano e pode adicionar um milímetro à espessura dos oceanos ou algo assim, mas você tirou um quilômetro disso Lugar onde a geleira costumava ser.